Amadurecimento em gestão estratégica e tática: estudo de caso da PMDF

  • Paulo Henrique Ferreira Alves Instituto Superior de Ciências Policiais
  • Jorge Henrique Da Silva Pinto Instituto Superior de Ciências Policiais

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso abordando a evolução recente dos processos de planejamento e gestão em nível estratégico e tático na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Tal abordagem se faz necessária pelo fato da Corporação passar por um processo de implantação e aprimoramento das suas diretrizes de gestão e planejamento estratégicos. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um suporte teórico e prático o crescimento da maturidade em gestão organizacional da PMDF na busca por mais efetividade e utilização eficiente de recursos disponíveis para a consolidação de objetivos previamente fixados e segundo a estratégia predeterminada, bem como políticas orientativas para o processo decisório institucional. Após revisão bibliográfica e análise do cenário atual, conclui-se que a Corporação tem dado passos importantes no sentido de implantar, desenvolver e sensibilizar seu efetivo quando à importância da moderna gestão com inúmeas ações institucionais tendo sido desenvolvidas para aprimorar seus processos de planejamento e gestão.  

Biografia do Autor

Paulo Henrique Ferreira Alves, Instituto Superior de Ciências Policiais

Oficial superior da PMDF, Mestre em Psicologia Social e das Organizações (UnB), MBA em Estratégia (FGV) e CAO (ISCP/PMDF)

Jorge Henrique Da Silva Pinto, Instituto Superior de Ciências Policiais

Oficial Superior da PMDF, graduado e pós-graduado em Ciências Policiais (ISCP/PMDF) e Inteligência (ABIN, Marinha e Exército).

Publicado
2020-07-15
Como Citar
Ferreira AlvesP. H., & Da Silva PintoJ. H. (2020). Amadurecimento em gestão estratégica e tática: estudo de caso da PMDF. Revista Ciência & Polícia, 5(2), 121-141. Recuperado de https://revista.pm.df.gov.br/index.php/rcp/article/view/118
Seção
Artigos