Prevenção criminal por meio da análise do ambiente físico e social

  • Lucas Heiki Matsunaga
Palavras-chave: Criminologia ambiental, prevenção criminal pelo design do ambiente, CPTED, prevenção situacional do crime, espaços defensáveis.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as teorias atuais e resultados científicos sobre o impacto do ambiente físico e social na prevenção criminal. Partiu-se, inicialmente, dos problemas enfrentados no meio urbano acerca da conduta normativa dos indivíduos para o entendimento do comportamento criminoso em relação ao ambiente físico. Além de ser analisado os processos de decisões envolvidos na conduta criminosa. Posteriormente, realizou-se uma análise sobre os estudos de intervenção direta no ambiente físico e social pela criação de espaços defensáveis e desenvolvimento de projetos infraestruturais que acomodem maior segurança em uma comunidade. Por fim, propõe-se, a partir do levantamento bibliográfico, maiores investigações no contexto brasileiro a fim de contribuir para a prevenção de crimes e a sociabilização nas cidades.

Publicado
2016-08-08
Como Citar
Matsunaga, L. H. (2016). Prevenção criminal por meio da análise do ambiente físico e social. Revista Ciência & Polícia, 4(2), 1-12. Recuperado de http://revista.pm.df.gov.br/index.php/rcp/article/view/37
Seção
Artigos